Identificando problemas no HD com Hiren’s Boot CD

O HBCD possui vários utilitários capazes de recuperar ou simplesmente testar o HD para analisarmos a condição do Disco Rígido.

No meu caso, estou com um HD aparentemente danificado e usei o HBCD para identificar o problema, já que os testes mais básicos não foi possível ter certeza de que o HD realmente estava com problema.

Vamos ao tutorial!

Dê o Boot com HBCD.

Escolha a opção Dos Programs.

Escolha a opção Hard Disk Tools (na imagem não aparece, mas é essa opção).

Cada caso é um caso, eu escolhi a opção HDAT2 4.53 porque eu sei que esta opção seria útil para meu caso.

O HDAT2 4.53 tem como função testar e reparar setores ruins do HD.

Veja! Em Sata 1 ST3250318AS (modelo do HD). O seu vai está diferente. Escolha qual HD você vai querer reparar pressionando ENTER.

Escolha opção Drive Level Tests Menu.

Escolha a opção Check and Repair bad Sectors (checar e reparar setores ruins).

No Caso do HD que estou usando foi identificado um erro. O HDAT2 vai tentar recuperar.

Como pode observar na imagem abaixo, dessa vez não deu certo para o programa. Vale lembrar que o reparo do HD pode demorar vários minutos. É preciso ter paciência.

Como o HD tinha apenas 2 anos de uso, não tinha ruídos, etc, acabei não acreditando em problema no HD, mesmo com um resultado negativo do HDAT2. Por fim, acabei identificando que o problema era no conector sata da Placa mãe. Como o HD estava sendo identificado, e até mesmo tentando iniciar o sistema operacional, e algumas vezes o sistema operacional até iniciava, não imaginei a priori que poderia ser problema no Conector SATA da placa mãe. De qualquer maneira, com HDAT2 eu pude perceber que embora o HD funcionasse, o mesmo não estava conseguindo ler o HD, caracterizando que o problema não era no HD, pois dificilmente um HD simplesmente pára de funcionar, o que geralmente acontece é problema de leitura ou gravação, erros no S.M.A.R.T, etc.

Dependendo de várias condições pode ser que um HD que apresente erros de leitura passe a funcionar após rodar o HDAT2 4.53. Se seu HD ainda tiver folego, provavelmente o HDAT2 irá tentar recuperá-lo.

Após concluir, pressione ESC para sair da tela. Se você parar na tela onde poderá digitar algum comando do DOS, utilize o RESTART para reiniciar o computador.

Deixe um Comentário

16 Comentários.

  1. No caso o ponto de exclamação (ao lado de SATA)indica que foi encontrado um erro naquele HD, não é?

  2. e se na tela de exibir os drivers, nao aparecer o driver do HD?
    Estou com esse problema. O HD nao eh encontrando de jeito nenhum. Como faco?

    • Então pode ser que o HD já esteja condenado. As vezes é só a placa do HD que danifica. É dificil, mas você pode procurar um HD igual e tentar trocar a placa pra ver se o HD volta a funcionar.

  3. Redyson Ventura

    Cara, baixei o HBCD E tava quebrandoa cabeça pra fazer isso esse tutorial salvou minha vida. VALEU!!

  4. Redyson Ventura

    No meu caso quando ligo o micro ele aparece uma tela onde detecta todos os drives,mais não abre nada e aparece uma mensagem que diz que ocorreu um erro no AHCI HD e para apertar F1 para mais detalhes.OK segui os passos desse tutorial,até aí tudo bem, o problema é que como O HD AHCI dá erro oprograma não encontra o HD,entáo fui ao setup mudei a configuração do HD para IDE, então o Hd apareceu,acabei de sair de casa e ele tava processando o problema é que tá muito lento. Isso é normal? Com a mudança de configuração o programa pode tentar achar e corrigir todos os erros independente do problema? Na guia ERRORS W/V/W/V játinha mais de 4 mil erros, acho que meu hd já era

  5. otimo tutorial parabens. poderia disponibilizar o link para download gratis do software. mas foi bom.

  6. Cara no caso da trilha 0 ele recupera também? e se recupera ele anula as outras partições pra formatar tudo de uma vez?

    • Creio que o procedimento que estou utilizando neste tutorial não faça isso que você quer. Entretanto, o HBCD possui outras ferramentas que podem ajudar a recuperar a tabela de partição do seu HD.

  7. Ola a todos…
    quando aparece a mensagem “Drive not ready (comand failed…. ” O que isso quer dizer?

    Obrigado ateh…

    • Experimente testar o HD em outras máquinas. Quando o HD não ler, dependendo do caso, pode ser algum problema na placa lógica do HD, ou seja, é só trocar que resolve. Logicamente, estou supondo que você já tenha testado seu HD de várias maneiras e o mesmo não funciona de jeito nenhum. No caso da troca de placa lógica, tem que ter um pouco de sorte para encontrar algum HD igual ao seu.

  8. Você poderia me explicar uma coisa, eu sempre que vou fazer o teste de forma normal quando ele vai ir carregar quando eu escolho o tipo de teste e ele vai abrir a ferramenta ele ta um erro e não carrega um zip lá, dai eu uso o M enter vou no menu e por lá chego na ferramenta consigo ir no teste e tudo, quando coloco pra testar o teste, ocorre de forma muito rápida, não demora mais que realmente alguns minutinhos 5 no maximo, vai realmente rapido, e ainda não deu nenhum HD com erro mesmo eu suspeitando, sera que o Hiren’s ta com problema?

    • Não creio que seja problema no HBCD. Quando não carrega os arquivos, acredito que possa ser, no mínimo dois problemas: Memória ou Leitora de CD/DVD. Eu uso o HBCD com frequência e não tenho problemas. Vale ressaltar que o HBCD não faz milagres. :)

  9. Comprei em 2010 um HD externo da Samsung de 1,5 TB. No ano passado, a porta USB dele quebrou e fui obrigado a usá-lo como HD SATA secundário. Notei que muitas vezes que eu iniciava o Windows, sempre pedia para verificar a consistência desse HD SATA Samsung. Não dei muita atenção pois parecia ser algo corrigível. Então, notei na semana passada que ao iniciar o Windows aparecia “BAD” exatamente na unidade desse HD Samsung. E eu estava usando-o para guardar todos os dados de outro PC meu. E agora que estou tentando tirar tudo do HD Samsung para não correr o risco de perder os dados, aparece a mensagem “Erro de dados (verificação cíclica de redundância)”. O HD da Samsung, por ser primeiramente externo, veio com tipo FAT32. Será que se eu convertê-lo em NFTS esse problema pára de acontecer? Ou será que existe alguma mancha ou arranhão no Disco??? Teria como descobrir o que está havendo e então sanar isso de forma a não precisar formatar o HD Samsung nem perder os dados nele contidos? Grato.

    • Recentemente tive um problema similar a este seu. O HD não iniciava, não dava para corrigir, não lia. Usei uma Live do Linux disponível no HBCD. Com isso, consegui recuperar os arquivos. E após recuperar os dados do HD, formatei o HD Externo Samsung de 1GB.

Deixe um Comentário


NOTA - Você pode usar estesHTML tags and attributes:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>